sábado, 20 de fevereiro de 2016

Homilética, a arte da pregação - Eduardo C. Feltraco

Homilética é considerada a arte de pregar, ou seja, utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo da bíblia sagrada cristã. Etimologicamente, homilética se originou a partir do grego Homiletikos, que por sua vez derivou de homilos, que significa “multidão” ou “assembleia do povo”. Este termo acabou por originar a palavra homilia, que quer dizer “discurso com a finalidade de agradar”.

1. Homilos, que significa "multidão", "turma", "assembleia do povo" (cf. At 18.17);
2. Homilia, que significa "associação", "companhia" (cf. 1 Co 15.33); e
3. Homileo, que significa "falar", "conversar" (cf. Lc 24.14s.; At 20.11, 24.26).


Não basta ler um texto e falar sobre ele para se dizer que houve pregação bíblica. Há muito blábláblá, muito personalismo e desperdício de tempo, em nome da pregação bíblica. Para definir o que é pregação bíblica leio Neemias 8:8 que diz: “Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido”. Pregar é ler a Palavra, interpretar e dar o sentido para que o povo entenda o que está escrito. A Palavra é a fonte, a Palavra é a matéria, e o conhecimento da Palavra é a finalidade. Isto traz grande proveito para o povo, como lemos em Neemias 8:12 que diz: “Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas”...

ATENÇÃO!

Está curioso para saber, ler e estudar o resto deste material? Se inscreva já no Projeto Nação Metanoia da página Apologética Teísta. Lá iremos disponibilizar, a partir do segundo semestre de 2016, com preço simbólico, uma apostila de Apologética Cristã e Teísta com os 50 temas básicos que regem a apologética, para defendermos com mais simplicidade a nossa fé e sem nos preocuparmos com mentiras ateístas. Ainda teremos artigos interlineares (50) de pessoas sábias para lhe oferecer argumentos mais plausíveis.

                Abaixo você encontrará uma síntese de como se inscrever para este curso e todos os temas nele abordados.

Inscreva-se com os diretores do Projeto:

Nível 1
Soteriologia, Hermenêutica, Homilética, Exegese, Teologia do Novo e Antigo Testamento, Missiologia, Escatologia, Fé e razão, Igreja primitiva.
Nivel 2
Antropologia e Psicologia, Filosofia básica, Particularismo x Pluralismo, História do Cristianismo, Leis espirituais, Moralidade e Ética Consciente, Educação cristã e Eclesiologia, Evangelismo e Apostolado, Seitas e Heresias básicas, Liberalismo x Conservadorismo.
Nível 3
Confiabilidade e veracidade bíblica, Bibliologia, O ego e o ateísmo, Historicidade e Arqueologia Bíblica, As evidências de um Criador, Criacionismo e a natureza, Evolução um fato?, Espírito Santo e o agir de Deus, Dízimo e oferta, O Ser e os seus rastros.
Nível 4
Cientificismo, Naturalismo e Uniformitarismo, Metafísica e Metapsicologia, Psicanálise Cristã, Porque Deus permite o mal e o sofrimento?, Enigmas ateístas, Mitologia, Inconsciente ateísta e a psicopatologia, Criacionismo x Evolucionismo, Biologia e a sincronia.
Nível 5
Teoria do Design Inteligente, Quem criou Deus e se Ele não existir?, Teologia Sistemática, Fé e Obras, Patrística, Cosmologia, Psicologia da Religião e a Subjetividade, Os padrões do mundo e os padrões de Deus, Amor e Comunhão, Que culpa eu tenho? O pecado original e os 3 ONI’s de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário