quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hermenêutica - Eduardo C. Feltraco

HERMENÊUTICA

Hermenêutica bíblica pretende estudar os princípios da interpretação da Bíblia enquanto uma coleção de livros sagrados e divinamente inspirados. No Cristianismo, esta interpretação é estudada e obtida através da exegese. A hermenêutica bíblica abrange a relação dialética que visa substancializar os significados dos textos bíblicos para aproximar o mesmo da realidade fática, na qual se vislumbra o esclarecimento por meio da Bíblia. Em verdade, a hermenêutica bíblica não deve se afastar do texto bíblico, bem como não se abstém da problemática inicial do hermeneuta. O principal objetivo da hermenêutica bíblica é o de descobrir a intenção original do autor bíblico. No caso dos textos da Bíblia, o leitor, ao menos racionalmente, não tem acesso direto ao autor original. Por isso é necessário aplicar princípios da hermenêutica (a ciência da interpretação) ao texto bíblico.

Além do fator de separação pessoal entre o leitor atual e o autor original, há outras barreiras para a compreensão. Os últimos e mais recentes livros da Bíblia foram escritos há cerca de dois mil anos. Além da distância de tempo, há diferenças de idioma, pois a Bíblia foi escrita originalmente em hebraico, aramaico e grego. Há ainda diferenças culturais e de costumes que separam os leitores atuais dos autores originais da Bíblia.

Basicamente, há apenas 2 métodos de interpretação da Bíblia:

Método alegórico: Cada pessoa atribui o sentido que preferir às palavras de Deus, de modo que a autoridade final fica sendo o homem, e não Deus!

Método literal-gramatical-histórico [dispensacional]: " Quando o sentido simples da Escritura faz senso comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu significado literal - usual - ordinário - primário, a não ser que os fatos do contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário."(D. L. Cooper).

Com a interpretação alegórica, o interpretador faz a Bíblia ensinar qualquer coisa que ele quiser. Com interpretação alegórica, vai-se à Bíblia para torcê-la de modo a dizer o que o homem quer, é Deus que tem que se dobrar ao homem e não este a Deus.

Vejamos então alguns princípios, e os abordaremos ao decorrer deste estudo, muito usados para definir e caracterizar a hermenêutica e a exegese dentro da história e dos princípios bíblicos. Não esquecendo de lembrar que o foco principal da Bíblia é o arrependimento em Jesus Cristo feito pelo Espírito Santo que veio da parte de Deus Pai.
...

ATENÇÃO!

Está curioso para saber, ler e estudar o resto deste material? Se inscreva já no Projeto Nação Metanoia da página Apologética Teísta. Lá iremos disponibilizar, a partir do segundo semestre de 2016, com preço simbólico, uma apostila de Apologética Cristã e Teísta com os 50 temas básicos que regem a apologética, para defendermos com mais simplicidade a nossa fé e sem nos preocuparmos com mentiras ateístas. Ainda teremos artigos interlineares (50) de pessoas sábias para lhe oferecer argumentos mais plausíveis.

                Abaixo você encontrará uma síntese de como se inscrever para este curso e todos os temas nele abordados.

Inscreva-se com os diretores do Projeto:

Nível 1
Soteriologia, Hermenêutica, Homilética, Exegese, Teologia do Novo e Antigo Testamento, Missiologia, Escatologia, Fé e razão, Igreja primitiva.
Nivel 2
Antropologia e Psicologia, Filosofia básica, Particularismo x Pluralismo, História do Cristianismo, Leis espirituais, Moralidade e Ética Consciente, Educação cristã e Eclesiologia, Evangelismo e Apostolado, Seitas e Heresias básicas, Liberalismo x Conservadorismo.
Nível 3
Confiabilidade e veracidade bíblica, Bibliologia, O ego e o ateísmo, Historicidade e Arqueologia Bíblica, As evidências de um Criador, Criacionismo e a natureza, Evolução um fato?, Espírito Santo e o agir de Deus, Dízimo e oferta, O Ser e os seus rastros.
Nível 4
Cientificismo, Naturalismo e Uniformitarismo, Metafísica e Metapsicologia, Psicanálise Cristã, Porque Deus permite o mal e o sofrimento?, Enigmas ateístas, Mitologia, Inconsciente ateísta e a psicopatologia, Criacionismo x Evolucionismo, Biologia e a sincronia.
Nível 5
Teoria do Design Inteligente, Quem criou Deus e se Ele não existir?, Teologia Sistemática, Fé e Obras, Patrística, Cosmologia, Psicologia da Religião e a Subjetividade, Os padrões do mundo e os padrões de Deus, Amor e Comunhão, Que culpa eu tenho? O pecado original e os 3 ONI’s de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário