quinta-feira, 30 de julho de 2015

4 Passos para a comunhão Cristã - Eduardo Feltraco



1 – Amar a Deus sobre tudo e sobre todos

36 - "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
37 - Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
38 - Este é o primeiro e maior mandamento.
Mateus 22:36-38

Amar do verbo no grego não phileo, que denota afeição entre amigos, mas agapeh, compromisso de dedicação dirigida pela vontade, e pela afetividade divina.
Jesus combina 4 elementos, verificada também no livro de Deuteronômio: coração, alma, entendimento e força, cobrando os 4 elementos juntos em Marcos 12.
O amor dedicado a Deus, é demonstrado ao próximo, é impossível dizer que ama a Deus mas não ama seu próximo. É como um espelho que reflete o que você sente.


3 - Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
1 João 1:3

A comunhão neste caso é a união do crente com o Espirito Santo (koinõ nia) em Cristo, demonstrando o mesmo na união da fé entre os irmãos.
Devemos dar lugar à comunhão com os irmãos, mas o primeiro passo é a comunhão com Deus por meio da fé, assim para refletir de volta a nós com os irmãos.   

2 – Amar ao próximo como a ti mesmo

39 - E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Mateus 22: 39

Não podemos confundir os significados.
Amar que se refere totalmente ao sentimento genuíno em Deus referindo-se ao amor agapeh ao próximo, pelo espírito, um amor que se estende e não tem fim, um amor ilimitado. Para a graça não ser negada a uma pessoa mal encarada ou até um inimigo.
Gostar é querer estar perto, sentimento afetivo, pela carne, se referindo ao amor phileo em relação a amizades, e o eros em relação a atração física e conjugal.

7 - Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1 João 1:7

Temos 2 questões também interligadas para a purificação. Somos purificados pelo sangue de Jesus se: 1 - andarmos na Luz dEle, 2 - tivermos comunhão uns com os outros. Isso não desfaz o fato de confessar nossos pecados junto a Jesus.

7 - Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4:7

A palavra amor é mostrada 43 vezes nesta carta. O amor identifica quem é nascido em Deus. O amor é propriedade de Deus, somente conhece a Deus aquele que é nascido em Deus.
A oportunidade que Deus nos dá para demonstrar nosso amor por Ele é amando nossos irmãos, com uma fé viva, através de Cristo Jesus.

3 – União no mesmo foco, alvo e propósito

 10 - Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
1 Coríntios 1:10

A Igreja deve ser unida, com o mesmo propósito, foco e alvo, que é Jesus.
Paulo se refere à Igrejas, como Corinto, que nem todos tinham como foco Jesus, isso é o que causa desunião, também a adulteração da Sã Doutrina que dividem a fé, o que podemos ver que há até os dias de hoje.
A concordância aqui é focar no mesmo proposito: povoar o Corpo de Cristo, dentro da pura Sã Doutrina, pregando o Evangelho genuíno.

18 - "Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.
19 - "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.
20 - Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".
Mateus 18:18-20

É impossível se reunir como Igreja com uma pessoa só, ou isoladamente. Jesus nos deu vários cargos e funções, para pessoas diferentes umas das outras.
Aqui a Palavra não menciona somente uma pessoa, mas sim duas ou três, podendo mencionar até mais, porque isso é que é Igreja, vários membros em um só Corpo, o Cristo.
 No Antigo Testamento, pela Lei, somente sacerdotes e profetas recebiam cargos e funções de autoridade e liderança.
Mas agora sobre a Graça, no Novo Testamento, Cristo deu dons ao seu povo para executar o seu propósito e não excluir ninguém do seu Corpo, nos dando autoridade para pregar o Evangelho e transbordar seus frutos.
Referente, não havendo mais distinção de raças, etnias ou sociais:

12 - Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13 - Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
1 Coríntios 12:12,13

4 – Conhecimento e prática da Palavra de Deus

15 – “Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.
Lucas 8: 15

Não devemos sair da Igreja do mesmo jeito que entramos.
A Palavra só ouvida não é um bom solo fértil, o bom solo fértil é aquele que além de ouvir a Palavra, retém ela no fundo do coração, pois é do coração que vem as obras representadas pelos frutos.
Então a Palavra só dá frutos quando retida no coração.
Somente o bom coração é o que retém a Palavra, o bom coração é o solo fértil, pois assim ela é posta em prática. Do mesmo modo a oração, orar + ação, se não agirmos ou buscarmos, isso é a perseverança, caso contrário nada acontecerá.

2 - Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.
3 - Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Colossenses 2:2,3

A união fortalecida em amor cristão é um dos caminhos para a prática da Palavra, pelo incentivo.
É nela que encontramos os Ministérios e os maiores segredos ocultos de Deus, e o caminho para isso é o verdadeiro e único Cristo.
A sabedoria aqui denota prática das ações bíblicas e o conhecimento denota o saber, não do Torá ou Talmud na Septuaginta, mas da Graça contida no Evangelho até Apocalipse. Tanto sabedoria quanto conhecimento andam lado a lado, um sem o outros nada vale.
Devemos ter pleno conhecimento de como agir segundo a Palavra, mas devemos ter a sabedoria do momento certo em agir ou adiar a ação. 

Conclusão

Sem Jesus, não a vida e muito menos frutos:
3 -"Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.

Com Jesus, há vida e em abundância, há perdão e frutos:
4 - Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram.
5 - Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles.
6 - Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes.
João 21:3-6

Eram normais os pescadores sempre lançares as redes pelo lado esquerdo do barco, mas Jesus sempre quebra o protocolo rompendo a barreira humana pela fé, pois mesmo onde achamos que lá há peixe, se Jesus apontar para outro lado, é para lá que devemos ir, pois de certeza, que lá haverá rica quantidade de bênçãos para nós e também para que os outros possam usufruir delas. 



2 comentários:

  1. Como cristão reformado calvinista só não tenho comunhão com quem ensina heresias,quanto aos que mostram na doutrina erros de interpretação não há nada melhor do que oração,testemunho de vida e argumentos sábios baseados na palavra e enquanto quem está no erro não se convence desses ter comunhão e amizade.

    ResponderExcluir